Clube de Leitura encerra agenda 2022

A edição 24 do Clube de Leitura, a última do ano, reuniu associadas do clube, ontem (23/11), no Espaço Regatas, com mediação de Cilmara Collaço.
‘O Sedutor do Sertão ou O Grande Golpe da Mulher e da Malvada’, do eterno Ariano Suassuna, foi a obra em debate.
A obra escrita durante a criação do “Romance d’A Pedra do Reino” (1958-1970), não à toa apresenta vários pontos de contato com a obra-prima do autor, a começar pelo protagonista, o anti-herói cômico Malaquias Pavão, irmão bastardo de Pedro Dinis Quaderna.
A ideia para o mote do enredo é retirada de uma passagem de “Os Sertões”, de Euclydes da Cunha, a quem o livro é dedicado: um golpe para enriquecer contrabandeando cachaça.
À diferença do clássico euclidiano, porém, o texto de Suassuna carrega nas tintas do humor, apresentando o riso como uma forma de escape de nossas recorrentes mazelas políticas.