Obra de Ariano Suassuna será debatida no Clube de Leitura

A próxima edição do Clube de Leitura do Regatas acontecerá em 23/11, no salão social (Espaço Regatas), a partir das 15h, com mediação de Cilmara Collaço.
 
A obra em destaque será ‘O Sedutor do Sertão ou O Grande Golpe da Mulher e da Malvada’, do eterno Ariano Suassuna.
 
A resenha da editora nova fronteira ressalta que: escrito entre 7 e 30 de março de 1966, “O Sedutor do Sertão ou O Grande Golpe da Mulher e da Malvada” surgiu de um convite recebido por Ariano Suassuna para levar uma história sua às telas de cinema.
 
O filme, no entanto, acabou não se realizando por falta de verbas e o texto foi parar na gaveta de inéditos, sendo publicado agora pela primeira vez.
 
A narrativa, escrita durante a criação do “Romance d’A Pedra do Reino” (1958-1970), não à toa apresenta vários pontos de contato com a obra-prima do autor, a começar pelo protagonista, o anti-herói cômico Malaquias Pavão, irmão bastardo de Pedro Dinis Quaderna.
 
A ideia para o mote do enredo é retirada de uma passagem de “Os Sertões”, de Euclydes da Cunha, a quem o livro é dedicado: um golpe para enriquecer contrabandeando cachaça.
 
À diferença do clássico euclidiano, porém, o texto de Suassuna carrega nas tintas do humor, apresentando o riso como uma forma de escape de nossas recorrentes mazelas políticas.
 

Descubra:

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em nossa Newsletter

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES!

Pular para o conteúdo