Dr. Dráuzio Varella fará palestra no Regatas

Médico estará no clube em 30 de outubro.

Promoção é do depto. de Cultura.

Em breve, mais informações!

Segue uma mini biografia do nosso palestrante:

Drauzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em 1943. Foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos.

No início dos anos 1970, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de imumologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao INAMPS.

Deu aulas em várias faculdades do Brasil e em instituições do exterior, como o Memorial Hospital de Nova York, a Cleveland Clinic (EUA), o Instituto Karolinska de Estocolmo, a Universidade de Hiroshima e o National Cancer Institute de Tóquio.

Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil, tendo participado de conferências internacionais e visitado serviços especializados no tratamento e prevenção dessa doença.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV e da hepatite C na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru.Até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário dentro da cadeia. Com a colaboração de Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia, supervisionou a edição da revista em quadrinhos, O Vira-Lata, que chegou ao oitavo número como parte de um programa de prevenção à AIDS dentro da cadeia.

Atualmente, dirige no rio Negro um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. Esse projeto é apoiado pela FAPESP e realizado nos laboratórios da UNIP (Universidade Paulista).

Idealizou e dirige o site www.drauziovarella.com.br, que prioriza a divulgação de informações e orientações médicas ao público leigo em linguagem simples e objetiva.

Livros publicados

• AIDS Hoje (3 volumes) em colaboração com os médicos Antonio Fernando Varella e Narciso Escaleira.
  • Estação Carandiru – (Companhia das Letras) Prêmio Jabuti de 2000. O livro, que se tornou um best-seller no Brasil, foi adaptado para o cinema por Hector Babenco e para um especial radiofônico na BBC de Londres.
  • Macacos – (Publifolha) faz parte da série Folha Explica.
  • Nas ruas do Brás (Companhia das Letrinhas) – Literatura infantil – Prêmio Novos Horizontes da Feira Internacional do livro de Bolonha, Itália, e revelação de autor de literatura infantil na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2001.
  • De braços para o alto (Companhia das Letrinhas) – Literatura infantil, publicado em 2002.
  • Florestas do Rio Negro – coordenou a elaboração do livro que, sob a editoria científica de Alexandre Adalardo de Oliveira e Douglas C. Daly, reúne trabalhos de vários colaboradores sobre a biodiversidade botânica da região amazônica e foi indicado para o Prêmio Jaboti em 2002.
  • Maré –vida na favela – (Casa das palavras) 2002. Coautoria: Paola Berenstein, Ivaldo Bertazzo, Drauzio Varella, Pedro Seiblitz (imagens).
  • Por um fio (Companhia das Letras) 2004
  • Borboletas da Alma (Companhia das Almas) 2006
  • O médico doente (Companhia das letras) 2007
  • Cabeça do cachorro (Terrabrasil) 2008 – Coautoria: Araquém Alcântara Drauzio Varella, Jefferson Peixoto