COMUNICADO REGATAS: ANÁLISE DAS DESPESAS E RECEITAS E DECISÕES EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Conforme comunicado de 01/04/2020, apresentamos agora, com a necessária e habitual transparência, o comportamento das Despesas e Receitas que fundamentam nossas decisões.

1 – AUMENTO DA INADIMPLÊNCIA

Acompanhando o recebimento dos boletos referentes a abril/2020, constata-se um aumento expressivo na inadimplência, apesar da possibilidade do pagamento com desconto.

Em virtude do prazo de vencimento dos boletos ter sido prorrogado para 30/04/2020, tivemos que aguardar, evidentemente, até essa data para que pudéssemos entender a realidade da situação, que é a seguinte:

DE JANEIRO A MARÇO DE 2020, A MÉDIA NO ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA FOI DE 4%.

ESTE MESMO ÍNDICE, EM ABRIL, SALTOU PARA 28%.

2 – REDUÇÃO E/OU SUSPENSÃO DOS CONTRATOS DE TRABALHO DE COLABORADORES

A adoção das orientações dadas pelo governo, que visa ajudar as empresas – seja na redução de salários ou na suspensão dos contratos de trabalho de seus funcionários – não nos pareceu adequada neste primeiro momento.

Mesmo contando com a complementação do Seguro Desemprego, considerando a demora na obtenção desse subsídio, a proporcionalidade, dentre outros agravantes, calcula-se que, inevitavelmente, esta medida iria gerar uma incômoda redução salarial entre 10% e 40% aos nossos colaboradores.

Considerando que nossos funcionários executam costumeiramente suas tarefas no Clube com toda eficiência e dedicação, esta Diretoria optou por não causar nenhum transtorno ou constrangimento às famílias de nossos colaboradores, mantendo não só o emprego como também os salários, promovendo assim uma cultura de mútuo respeito entre funcionários e todos os associados do nosso Regatas.

3 – REDUÇÃO DAS DESPESAS GERAIS

Muito se comenta sobre redução de despesas diante da suspensão transitória das atividades. As despesas que puderam ser reduzidas ou cortadas, já o foram. Outras se configuram de maneira não imediata. Analisamos cada uma, caso a caso.

De forma integral ou renegociada, há de se honrar compromissos assumidos anteriormente, e assim temos procedido. Sempre na intenção de preservar as parcerias. E há de se entender também que, por outro lado, outros parceiros estão nos solicitando renegociações junto aos diversos contratos onde o nosso Regatas é credor.

O fato incontestável: o momento é atípico, necessita de compreensão, e não se conhece outra alternativa que dividir com todos os associados os ônus dos problemas e os bônus das soluções. Para tanto estamos repassando, por ora, uma redução no valor da mensalidade. Valor este que deverá refletir sempre e fielmente a realidade, para mais ou para menos.

NOSSO GRANDE OBJETIVO É O DE MANTER O REGATAS PREPARADO PARA UMA RETOMADA, QUE ESPERAMOS ACONTEÇA MUITO EM BREVE.

Diante do exposto, esta Diretoria comunica uma redução de 20% em nossa mensalidade para o mês de maio/2020, além disso, estamos estendendo o vencimento desse boleto para 29/05/2020.

Esse índice será aplicado como redutor no cálculo das mensalidades de manutenção sem impactar nos demais itens que eventualmente venham a compor os boletos.

Com a redução do valor, o aumento do prazo de pagamento e a consequente, e esperada, minimização da inadimplência, buscamos a sustentação do Regatas em benefício de todos.

Demonstrando mais uma vez a nossa legítima preocupação em manter nosso quadro associativo bem como o de nossos valorosos colaboradores, garantimos àqueles que queiram regularizar suas situações de débito com o Clube, que o façam sabendo que estamos abertos a uma negociação. Diante do sucesso dos que já nos procuraram, temos a convicção de que encontraremos juntos a melhor solução.

Na certeza de poder contar com o apoio de todos neste momento tão difícil, agradecemos a confiança demonstrada.

A Diretoria

Campinas, 30 de abril de 2020