CBC e Regatas na formação de atletas

Reconhecido por abrigar em seu DNA a formação de atletas, função que desenvolve há décadas, o Clube Campineiro de Regatas e Natação pleiteia ampliar sua integração ao CBC – Comitê Brasileiro de Clubes, com algumas das modalidades nas quais é referência, como Ginástica Rítmica e Ginástica Artística, Basquete, Vôlei, Tênis e Judô.

A importância da integração ao CBC comprova-se pela própria história do País nos esportes. No Brasil, os clubes são os responsáveis por desenvolver e revelar talentos nos mais diversos esportes.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, entre os 465 atletas que integraram a delegação brasileira, 390 foram formados em clubes – o que representa 84% dos participantes. Entre 19 pódios em que o Brasil esteve presente, em 2017, seus atletas passaram por clubes esportivos formadores de atletas, o que representa um porcentual de 89% entre os medalhistas.

HISTÓRIA – O Comitê Brasileiro de Clubes – CBC iniciou sua história em 1990, ainda com o nome de Confederação Brasileira de Clubes. Nesta época, seu foco era incentivar a criação das primeiras federações estaduais, bem como instituir e apoiar a realização de Congressos para o aprimoramento do nosso segmento.

Hoje, posicionado ao lado do Comitê Olímpico do Brasil – COB, em subsistema específico do SND, e atuando em conjunto com os clubes na implementação de uma sólida Política de Formação de Atletas, o CBC tornou-se referência nacional de excelência esportiva, consolidando-se como a entidade central dos clubes que formam atletas no Brasil.